Treinamentos para os profissionais de TI

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Talvez TI seja o setor mais dinâmico da atualidade, em constante adaptação, reinvenção e novidades tecnológicas. Manter os profissionais de TI atualizados é o mínimo para quem busca extrair o máximo da tecnologia da informação para melhorar o operacional e ganhar competitividade. E isso se dá através de treinamentos constantes.

A competitividade profissional

Os tempos de crise demandam por mão de obra cada vez mais qualificada, e isso gera uma competitividade profissional muito intensa. Para ter condições de competir, o profissional de TI deve individualmente buscar por cursos, treinamentos e certificações para maximizar as chances de uma melhor colocação no mercado. A demanda por treinamentos continua crescente mesmo com o cenário econômico atual.

Principais vantagens dos treinamentos

É importante escolher treinamentos que estejam alinhados aos pontos que a empresa considera importante. Em geral os principais resultados buscados pelos treinamentos são:

Aumento da eficiência

Profissionais treinados enfrentam menos dificuldades na realização de suas atribuições, além de possuírem uma taxa de erro ou de retorno/retrabalho muito menor em relação aos profissionais menos capacitados.

Maior produtividade

A relação da realização sobre o tempo de um profissional capacitado costuma ser muito melhor. A eficiência tem um papel importante no ganho da produtividade.

Melhor taxa de retenção de clientes

A taxa de erros está diretamente ligada à taxa de desligamentos dos clientes de sua empresa. Logo, uma equipe mais capacitada perde menos clientes.

Maior satisfação da equipe

Os treinamentos têm um impacto positivo na moral da equipe. Os profissionais passam a resolver com mais segurança os problemas e, com isso, aumentam a confiança em seu potencial e o nível de satisfação no trabalho.

Plano de treinamento

É preciso traçar um plano de acordo com as demandas da empresa ou as metas de carreira do profissional. Algumas metodologias se mostram fundamentais neste instante, podemos citar:

ITIL

Focada no cliente e na qualidade dos serviços, a ITIL é uma biblioteca indispensável de boas práticas em gestão da informação. As principais publicações são:

  • Desenho de Serviço
  • Estratégia de Serviço
  • Transição de Serviço
  • Operação de Serviço
  • Melhoria Contínua de Serviço

COBIT 5

A última versão do framework de boas práticas de gestão empresarial e governança de TI. Proporciona a integração dos modelos ISACA e outros com reconhecimento internacional. É a certificação ideal para gerentes de TI e líderes, independente da área de atuação.

Conclusão

Os treinamentos para os profissionais de TI são partes fundamentais tanto para o caminho do profissional quanto para a empresa. Treinamentos baseados em metodologias ágeis tem uma grande aceitação dentro do setor. A competitividade do mercado tem forçado os profissionais a buscarem por treinamentos e, assim, conseguirem um diferencial para os processos de seleção. Contudo, os principais benefícios para as empresas justificam os investimentos em médio e longo prazo.

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