768K Day: A Internet vai parar?

768K Day: A Internet vai parar?

O 768K Day pode afetar sua vida na web?

Existe uma previsão de que ainda neste mês de maio, a Internet mundial possa sofrer uma grande parada. O evento é apelidado de 768K day. Mas, por que isso acontecerá?

O 768K day é um dia, com data não precisa, em que os roteadores mais antigos das grandes empresas de transmissão de dados  tem o esgotamento de seu limite de tráfego de rotas.

Devido a esta ultrapassagem do limite de capacidade dos roteadores, a Internet entraria em pane, o que poderia afetar toda a rede mundial.

O 512K Day de 2014 foi grave?

Mas, quem tem boa memória, sabe que não é a primeira vez que isso acontece. No ano de 2014, em 12 de agosto, aconteceu um problema semelhante. Este dia ficou conhecido com 512K Day — uma pane bem abrangente que ocasionou prejuízos de bilhões de dólares. Diversos sistemas do mundo todo foram afetados.

A grande queda da Internet ocorreu porque os roteadores na época ficaram sem memória para armazenar a tabela de roteamento BGP global, um arquivo que contém os endereços IPv4 de todas as redes conectadas à Internet.

Naquele tempo, grande parte da Internet estava sendo roteada por meio de dispositivos que alocavam TCAM (memória endereçável de conteúdo ternário) que era suficiente para armazenar não mais de 512.000 rotas.

Mas no 512K Day, a operadora americana Verizon adicionou 15.000 novas rotas BGP. Isso fez com que a tabela global de roteamento do BGP subisse repentinamente às 512.000 linhas, sem aviso prévio.

Em roteadores mais antigos, isso se manifestou pelo arquivo da tabela de roteamento global, transbordando de sua memória alocada, travando os dispositivos toda vez que eles tentaram ler ou trabalhar com o arquivo.

Empresas americanas como Microsoft, eBay, Comcast, AT&T, Sprint e Verizon foram afetadas. Aqui no Brasil, diversos operadores também tiveram grandes problemas.

Após o ocorrido, muitos roteadores receberam patches de firmware de emergência. Eles permitiam que os administradores de rede definissem um limite mais alto para o tamanho da memória alocada para manipular a tabela de roteamento BGP global.

A maioria dos administradores de rede seguiu a documentação fornecida e definiu o novo limite superior em 768.000, também conhecido como 768k.

Como e quando será o 768K Day?

E agora, em 2019, o limite de 768K será ultrapassado? Teremos outro caos? Dessa vez , muitos especialistas em todo o mundo falam que a situação não deve se repetir de forma tão grave.

Em entrevista ao UOL, o gerente de projetos e operações do Nic.br acredita que o 768K pode afetar uma parte dos roteadores, mas que o problema será muito menor do que em 2014.

Quem sofrerá com 768K  serão apenas os operadores de rede com equipamentos antigos ou que não tenham atualizado suas configurações. Os usuários finais que dependam destes operadores, também poderão ser atingidos.

A boa notícia é que muitos administradores de rede já sabem do risco do 768k Day há tempos. E já se prepararam, substituindo antigos roteadores por novos equipamentos ou fazendo ajustes de firmware para permitir que os dispositivos manipulem tabelas globais de roteamento BGP que excedam 768.000 rotas.

No momento, é impossível saber quantos roteadores e redes serão afetados no 768k Day. Aos usuários finais, resta esperar e torcer para que os responsáveis pela engenharia de tráfego tenham feito todo o possível para que maiores problemas não ocorram.

Vamos aguardar e esperar que o 768K Day seja apenas uma “marola” no imenso oceano da Internet. Continue seguindo o blog da Control F5 TI. O melhor da tecnologia sempre está aqui.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!