A Internet das Coisas, Você e Sua Empresa

A internet das coisas - IOT

Entenda como a IoT pode transformar sua vida e a sua organização

Você certamente ouve falar sempre sobre a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Mas, você sabe mesmo como a Internet das Coisas pode afetar sua vida e sua empresa? Vamos então, entender de forma simplificada o que é a Internet das coisas e como ela pode impactar os negócios em todo o mundo.

Definindo o conceito: A IoT é literalmente uma rede gigante de “coisas” conectadas Isso também pode incluir pessoas. O relacionamento de conexões pode ser entre pessoas e pessoas, pessoas e coisas, coisas e coisas. O fundamento da Internet das Coisas é que qualquer coisa que possa ser conectada vai ser conectada. Isso inclui desde cafeteiras, máquinas de lavar roupa, fones de ouvido, lâmpadas e quase tudo o que você pode imaginar. A IoT aplica-se também a componentes de máquinas, por exemplo, um motor a jato de um avião ou a perfuradora de uma plataforma de petróleo.

Na realidade, a IoT permite intermináveis ​​oportunidades de conexões, muitas das quais não podemos ainda sequer pensar ou entender completamente o impacto.

A ação da Internet das Coisas em nosso cotidiano

A Internet das Coisas tem um potencial ilimitado e certamente abre as portas para muitas oportunidades, mas também para os mais diversos desafios. A segurança das conexões é uma das maiores preocupações em torno da IoT. Com bilhões de dispositivos interligados, o que pode ser feito para garantir que esse enorme volume de dados permaneça protegido? Alguém pode invadir a conexão da sua geladeira e conseguir acesso a toda a rede da sua casa?

Outra questão: ao permitir conexões, quais as garantias quanto à privacidade do compartilhamento de suas informações? Um problema que já afeta muitas empresas é a quantidade massiva de dados que todos esses dispositivos produzem. A busca constante por novas maneiras de armazenar, rastrear, analisar e entender estes grandes volumes de dados gerados é uma necessidade eminente.

Veja este interessante infográfico da empresa Libelium, chamado “Libelium Smart World”. Ele ilustra bem o que significa o mundo tomado pela Internet das Coisas:

A internet das coisas - IOT

Como a Internet das Coisas impacta o TI das empresas?

As soluções de IoT e os dados gerados por elas representam uma mudança significativa nos requisitos de armazenamento e gerenciamento de dados. A IoT está impulsionando uma mudança significativa em direção ao Hadoop e às formas não-relacionais de persistência de dados. Tais mudanças permitem alta velocidade e volume de dados, bem como a ingestão e armazenamento de fluxo de eventos, trazendo maior flexibilidade e eficiência de custos.

Apesar dos novos requisitos criados pela IoT, a tecnologia de sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (DBMS) ainda tem um papel a desempenhar à medida que sua funcionalidade evolui e há sobreposição de recursos com a tecnologia não relacional. Dependendo dos requisitos da solução, algumas organizações estão aproveitando os investimentos em DBMS existentes para oferecer suporte à IoT.

A governança de dados é uma prioridade para as empresas, pois os tais informações são prioritárias para os modelos de negócios em todos os setores. A complexidade e a distribuição da arquitetura de soluções de IoT apresentam uma “superfície de ataque” maior e mais atraente, o que aumenta os riscos à segurança.

Além disso, as soluções de IoT estão gerando, coletando, analisando e aplicando dados cada vez mais volumosos, detalhados e altamente valiosos. Isto traz muitos riscos para as empresas, que buscam cada vez mais privacidade, retenção e qualidade das informações armazenadas. Continue seguindo o blog da Control F5. Aqui você encontra sempre as melhores informações sobre o mundo da TI.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!