Como fazer a transformação digital na sua empresa?

Como fazer a transformação digital na sua empresa

Confira dicas para que a transformação digital da sua empresa seja bem sucedida

Quando você decide fazer uma transformação digital na sua empresa, tudo parece bastante animador no começo. Você tem a perspectiva de que tudo vai melhorar e quer implementar as mudanças o mais rápido possível, não é mesmo?

Porém, na prática, a implementação não é tão fácil assim. Depois do otimismo inicial, vem o planejamento e finalmente a execução do plano. E, infelizmente, em grande parte das situações o resultado parece insatisfatório.

Para que isso não aconteça, acompanhe essas 6 dicas para fazer a transformação digital na sua empresa realmente acontecer.

1. Tenha um líder de visão: Todo o projeto de transformação digital bem sucedido deve ter um líder. Pode ser você ou então alguém da sua equipe. O fundamental é que esse visionário tenha uma experiência corporativa significativa, além de foco nas metas e objetivos do projeto. Entretanto, deve-se evitar que essas metas sejam desconectadas das necessidades dos usuários. Essa sinergia não é fácil. Por isso, ter um líder com os olhos no céu e os pés no chão é tão importante.

2. A mudança comportamental dos usuários é um desafio: Quando você digitaliza processos, deve ter em mente que eles devem ser muito melhores do que as pessoas esperam. Só uma mudança realmente boa pode facilitar a alteração de comportamentos dos usuários. Um dos principais desafios da entrega de uma transformação digital significativa está na criação de uma experiência de usuário superior ao papel relacionado à funcionalidade, facilidade de uso e de treinamento. Então, esteja pronto para este tipo de obstáculo.

Liderança, acompanhamento e boa experiência do usuário são fundamentais

3. Acompanhe a transformação digital de perto: O processo pode ser cansativo, porém é fundamental que você esteja presente de verdade durante as mudanças. E, se ficar perdido durante a jornada, tente criar uma lista das mudanças fundamentais que estão em curso e faça uma checagem periódica. Avalie também os objetivos e as expectativas de cada iniciativa, abrindo espaço para reavaliações e mudanças

4. Descomplique a comunicação: Tudo o que ocorrer no processo de transformação digital deve ser comunicado de forma clara e simples. Deixe de lado o excesso de termos técnicos ou teorias. Os responsáveis pela digitalização devem explicar qual exatamente será o papel deles. Nesse tipo de mudança, muitas vezes a comunicação é considerada secundária e feita de qualquer maneira. Isso é um grande erro. Para que você consiga uma implementação bem sucedida, é fundamental explicar e também ouvir seu time.

Correr riscos também é preciso

5. Não tente centralizar todos os seus dados: Embora você deva dominar a combinação dos dados, deixe-os onde eles já estão. O conceito ter um oceano onde todos os seus dados moram pode parecer atraente, mas é uma mudança fadada ao fracasso. Muitos cloud services (serviços em nuvem) tornam quase impossível a extração de dados, tornando o gerenciamento bastante desafiador.

6. Correr riscos é preciso: Você não precisa ser um kamikaze mas, o risco é uma parte inerente à mudança. Você precisa tentar coisas novas, estar aberto a outros métodos e abordagens. Tenha em mente que nem todas as mudanças funcionarão, mas muitas delas serão bem importantes. A incapacidade de gerenciar ou aceitar riscos resultará apenas em projetos incompletos. Lembre-se que a maioria das pessoas relutam muito em tentar algo novo.

E, se você precisa de uma transformação digital na sua empresa, converse com a Control F5. Como o próprio nome da nossa empresa diz, podemos dar um dar um “refresh” no que não funciona, manter o que interessa e fazer “upgrade” nos seus lucros.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!