Como funciona uma fábrica de software?

fábrica de software

Entenda como realmente funciona uma fábrica de software

 A função de uma fábrica de software é executar os processos para a construção de um produto. Quando se fala em produtividade, vários processos em uma empresa podem ser melhorados.

Muitas vezes, uma fábrica de software pode ter um bom sistema e o mesmo ser tudo que sua empresa precisa para melhorar um processo, ou realizar com maior agilidade aquela atividade. Porém, uma aquisição desse tipo pode se tornar um pesadelo quando se tem um fornecedor ruim.

Você sabe o que é uma fábrica de Software?

O termo “fábrica de software” vem do inglês “software factory”. O conceito remete à aplicação dos processos do universo industrial no desenvolvimento de softwares.

Podemos dizer que primeiramente para a proposição do modelo de produção industrial em massa de Henry Ford. 

A ideia é otimizar os custos e prazos ao passo que a produtividade é aumentada, automatizando ao máximo os processos e tornando cada vez mais livre de erros e limitações humanas.

Uma fábrica de software busca realizar o desenvolvimento de sistemas sob parâmetros parcialmente industriais no que concerne aperfeiçoamento da produtividade e qualidade na entrega do produto feito sob medida para o cliente.

Como funciona a operação de uma  fábrica de software?

Baseada em processos muito bem padronizados, o conceito busca melhoria constante no software entregue. A premissa principal é que com um maior volume de produção o custo será consequentemente reduzido.

Com isso em mente, alguns fatores podem ser apontados no processo de funcionamento de uma boa fábrica de softwares. Confira abaixo alguns destes:

Uso de ferramentas de desenvolvimento adequadas

No segmento de desenvolvimento de softwares existem diversas possibilidades no quesito ferramentas. A escolha adequada destas é um dos maiores diferenciais que uma fábrica de softwares têm no fator qualidade.

A partir da definição correta de objetivos, estruturação do padrão de trabalho, distribuição das atividades e estabelecimento dos prazos, a fábrica de software inicia o desenvolvimento a todo vapor.

Mas para que a entrega seja uma solução de excelência a escolha das ferramentas deve ser feita cuidadosamente. Os desenvolvedores devem escolher ferramentas eficientes e adequadas a cada demanda dentro de algumas categorias como:

  • Linguagens (ex: Java;Python; Javascript, dentre outras)
  • Paradigmas (ex: Orientação a objetos; funcional, dentre outros)
  • Arquitetura (ex: Em camadas; Microsserviços, dentre outras
  • Processos para otimizar agilidade e desempenho das soluções:

Assegurar o cumprimento dos objetivos, controlar as etapas do processo de desenvolvimento e, acima de tudo,  dar o suporte necessário durante o uso, são os diferenciais em uma boa fábrica de softwares.

Agilidade na entrega de soluções

A agilidade na entrega de soluções de qualidade é uma grande característica que se deve buscar em uma boa fábrica de softwares. Para garantir isso, os desenvolvedores fazem uso de metodologias criadas para esse tipo de otimização.

Existem diversas possibilidades, mas algumas das mais conhecidas são:

  • Scrum – Metodologia focada na agilidade no gestão, planejamento e desenvolvimento de softwares. Apesar disso, hoje já é utilizada por alguns outros segmentos como agências de publicidade, por exemplo. Isso ocorre, dentre outros fatores pelo acompanhamento constante do trabalho, dividido em pequenas reuniões entre a equipe chamadas sprints  
  • XP (Extreme Programming) – Com foco no cliente, possui algumas semelhanças com o scrum mas pode ser um complementar. Enquanto o scrum é mais focado em aspectos gerenciais, o XP se direciona as práticas de engenharia
  • Gerenciamento eficiente dos recursos humanos

Qualificação da mão de obra

Em praticamente todos os mercados é imprescindível voltar as atenções para os colaboradores e a qualificação da mão de obra.

No caso de uma fábrica de software isso se reforça em decorrência da necessidade de áreas especializadas em determinados processos. Consequentemente, profissionais especialistas e bem capacitados.

Gerenciar recursos em uma fábrica de softwares é, essencialmente, gerenciar a mão de obra humana. Isso porque são os programadores e demais colaboradores dessa “fábrica-modelo” os responsáveis por otimizar o processo de desenvolvimento e validação dos objetos, evitando desperdício de tempo e energia nos softwares.

Com uma visão analítica dos objetivos de cada projeto os colaboradores em uma fábrica de software mantém uma clara comunicação entre si e com o cliente, visando manter o padrão sempre elevado.

Apesar de tudo isso, ainda são necessárias algumas ressalvas. Uma das mais importantes é também terminológica, dentro do desenvolvimento de soluções tão complexas. Afinal quem desenvolve softwares ainda são seres humanos. Assim, não pode-se fantasiar com uma produção robotizada e irreal, mas prezar sempre pela qualidade da solução.

Se você precisa de uma fábrica de software para ajudar sua empresa a crescer, converse com a Control F5 Tecnologia. Construímos soluções customizadas para todos os portes de empresas.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!