Como não cometer erros de compliance: dicas

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As normas e regulações podem ser um desafio para as empresas

O compliance é um fator bastante relevante para empresas de diversos setores, principalmente nas áreas de serviços financeiros, saúde e governo. Embora as organizações estejam cientes que devem estar de acordo com uma série de normas e regulações, não cometer erros de compliance ainda é um desafio.

Podemos dizer que a tradução do termo compliance é “conformidade”. Em linguagem simples, a prática significa estar de acordo com leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos.

O compliance é efetivado quando a empresa possui ações práticas voltadas à garantia de relações éticas e transparentes entre organizações, poder público, funcionários e demais entes de interesse.

O cumprimento das conformidades minimiza riscos das organizações, funcionando como um guia de comportamento. Isso evita prejuízos e eleva a credibilidade das empresas.

Dicas para não cometer erros de compliance em TI

Na área de tecnologia, é importante que o compliance cumpra todas as regulamentações que envolvam dados, como privacidade, segurança entre outros. Alguns dos principais erros de compliance em TI são:

Erros no treinamento das equipes

Muitas vezes, a falta de experiência e conhecimento dentro do time de TI da empresa pode atrapalhar no entendimento e cumprimento das regras de compliance. Uma boa estratégia de conformidade começa com o bom preparo da equipe.

É importante que executivos de tecnologia capacitem os colaboradores através de abordagens de melhoria contínua, deixando todos prontos para lidar com as mudanças de requisitos regulatórios relacionados ao TI.

O compliance não pode mudar os objetivos do TI

É claro que os profissionais de TI precisam estar a par de questões de compliance, principalmente os mandatos regulatórios. Entretanto, o compliance não deve “comandar” questões de cibersegurança.

O objetivo das empresas deve ser sempre criar sólidos programas de segurança que ofereçam suporte adequado aos objetivos da empresa e ao setor que ela opera. O compliance não deve ser um resultado, mas sim um guia.

Ver as auditorias como inimigas

Muitas vezes, as empresas ficam em posição defensiva quando o assunto é lidar com auditores.

Muitos deles questionam as ações do TI e como elas impactarão as políticas de compliance. Esse tipo de situação pode ser frustrante para os profissionais de TI. O melhor a fazer é manter o diálogo até que se chegue a um consenso.

Falta de entendimento em relação às regulações

Às vezes, a compreensão da empresa sobre uma questão regulatória pode não estar totalmente alinhada com a intenção do regulamento. Esse tipo de coisa pode gerar confusões.

Um exemplo é a falta de entendimento a respeito de regulações sobre privacidade de dados. Às vezes, a empresa pode não compreender o que um regulador pede. Mais uma vez, um bom diálogo pode resolver este tipo de impasse.

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