Confira 4 previsões para a área de TI em 2019

confira-4-previsoes-para-a-area-de-ti-em-2019

Conheça 4 previsões para a área de TI que podem ajudar sua empresa a crescer

O primeiro mês do ano é propício para que os analistas da indústria de TI comecem a colocar suas bolas de cristal para funcionar. Na verdade, o que todos querem é antever tendências e comportamentos de um mercado que não pára de crescer. Com a rapidez das mudanças em tecnologia da informação, cada vez mais se faz necessário tomar as decisões certas na hora certa. Então, porque não ver algumas sobre previsões para a área de TI em 2019?

O site InformationWeek publicou algumas previsões para a área de TI em 2019 feitas por empresas de análise e consultorias da área. As previsões apresentam as tendências que possivelmente guiarão nosso mercado no Ano Novo. Vale a pena confira as ideias dos especialistas:

Transformações digitais mais práticas e crescimento dos ciberataques

1. A transformação digital vai ser mais focada: A consultoria internacional Forrester prevê que em 2019 as empresas farão mudanças mais pragmáticas. Isso significa que as companhias farão investimentos menos amplos, porém mais focados em soluções realmente necessárias e úteis para cada momento e necessidade.

Segundo a consultoria IDC, o TI terá um papel importante no sucesso ou fracasso das empresas: Até 2022, 75% das estratégias digitais bem-sucedidas serão construídas por uma organização de TI transformada, com infraestrutura, aplicativos e arquiteturas de dados modernizados e racionalizados.

2- O crescimento dos ciberataques: Vários analistas acreditam que os grandes ataques cibernéticos que ocorreram no ano passado serão ainda mais intensos em 2019. Para a Forrester, será um ano de ameaças cibernéticas sem precedentes para empresas e pessoas físicas. De acordo com a consultoria, as empresas atacadas perderão em torno de 25% do seu valuation por não adorarem medidas de segurança efetivas.

Já a consultoria Gartner, avalia o impacto dos ciberataques no consumidor de forma diferente: Segundo eles, até 2021, serão tantos os escândalos de violações de segurança que os consumidores não darão tanta importância para isso. O valor dos bons serviços que recebem das empresas será o que realmente valerá, sem se importarem tanto a possibilidade de um ataque cibernético.

Mudanças nos objetivos do cloud computing e gigantes ficando maiores

3. Inovações no cloud computing: Atualmente, muitas empresas estão usando a nuvem (cloud). Porém, as razões para este uso estão se transformando. No início, a maioria das empresas utilizava a nuvem para a redução de custos operacionais. Este padrão de uso foi apelidado de “Cloud for Efficiency”. Agora, o uso da nuvem começa a ter também outro propósito. De acordo com o Everest Group,  o potencial da nuvem será aproveitado para desempenhar um papel crítico na influência e na geração de resultados nos negócios. Este processo é chamado de “Cloud for Digital”.

A Gartner também prevê que a computação em nuvem ajudará as empresas a lançar novos produtos no mercado mais rapidamente.  Até 2022, o rápido desenvolvimento digital criará mais produtos por meio da flexibilidade e economia propiciadas pelo cloud computing, disse a empresa.

4- Os grandes do mercado ficarão ainda maiores:  Embora não faltem startups tentando capitalizar sobre tendências tecnológicas emergentes, muitos analistas acreditam que as grandes empresas de tecnologia como Apple, Microsoft, Amazon, Google e Facebook continuarão a dominar muitos mercados.

A Gartner fala que até 2022, as empresas que aproveitarem a posição de ‘gatekeeper’ dos gigantes digitais irão capturar 40% da quota de mercado global em média na sua indústria. Ou seja: as empresas que trabalharem em conjunto com as tecnologias destes gigantes também terão grande oportunidade de crescimento.

Estas são algumas previsões para a área de TI em 2019. Inspirado para o novo ano? Então aproveite para descobrir também como utilizar mais tecnologia na sua empresa em 2019. E, continue segundo o Blog da Control F5. Aqui você tem a melhor informação sobre tecnologia para seu negócio, em uma linguagem mais simples e direta.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!