Consultoria em TI: o que é e quais são seus benefícios

consultoria ti

Entenda o que uma consultoria em TI pode fazer por sua empresa

A tecnologia da informação (TI) faz parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. Smartphones, veículos conectados, Smart TVs, computadores pessoais, etc. Para empresas, isso não é diferente. Por isso, é importante entender o que é uma consultoria de TI e quais são os seus benefícios.

A TI é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, seja para melhorar controles e processos internos, seja para estar presente nas mídias digitais.

Mas, como investir em TI de maneira eficiente? Atualmente, são tantas as opções que fica muito difícil optar por uma solução com segurança, principalmente se esta não é a área fim da empresa e não há especialistas em TI no quadro de colaboradores.

Contratar especialistas que vão ser subutilizados também pode ficar bem mais caro do que o necessário.

Empresas de maior porte, que contam com equipes internas de TI, normalmente ocupam seus recursos na manutenção da operação, dificultando o foco em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções.

Quais são os principais benefícios em contratar uma empresa de TI?

A ideia de ter uma empresa especializada cuidando da tecnologia do seu negócio pode parecer estranha em um primeiro momento. Então, conheça o que uma boa consultoria de TI pode fazer pela  sua empresa.

Economia de tempo e dinheiro

Uma empresa de consultoria de TI pode ajudá-lo a economizar tempo e evitar gastos desnecessários.

Quando você escolhe o serviço de consultoria em TI, geralmente tem a opção de pagar pelo projeto e também a por hora de trabalho, por exemplo. Essa flexibilidade no pagamento pode ajudar a controlar e gerenciar custos.

Experiência e conhecimento

A consultoria em TI conta com profissionais especializados com vivência em ambientes distintos, potencializando a experiência adquirida.

Estes profissionais podem atuar na avaliação da situação atual da empresa e sugerir soluções mais adequadas às necessidades de forma mais eficiente, além de participar ativamente no desenvolvimento e ou implantação destas.

Melhora da produtividade

A tecnologia ajuda a melhorar a produtividade dos negócios, permitindo colaboração, comunicação e compartilhamento de conhecimento, o que permite que os funcionários inovem e sejam mais produtivos.

Além disso, a verdadeira produtividade só pode ser alcançada quando a tecnologia é bem planejada, implementada e mantida.

Por exemplo, os serviços de desenvolvimento de chatbot facilitam a tarefa das empresas em interagir com seus clientes.

Portanto, as melhores práticas e experiências abrangentes relacionadas ao planejamento, implementação e manutenção desses sistemas permite que os provedores de serviços de TI ofereçam essas melhorias com organização e êxito.

Permite concentração nas principais funções do negócio

As pessoas, em geral, são felizes quando podem fazer o que amam. E, acabam ficando frustradas com outras tarefas que não são muito relevantes para funções principais.

Advogados, contadores, arquitetos, engenheiros, vendedores, executivos e outros profissionais só conseguem dar seu melhor quando se concentram em suas funções primordiais.

O tempo e o esforço dedicados à tecnologia da informação têm um custo de oportunidade real. Pesquisar soluções, implementar novas tecnologias e corrigir problemas relacionados à TI é extremamente penoso para qualquer profissional que não seja de TI.

Portanto, com a ajuda de uma consultoria de TI, a equipe interna fica livre para dedicar tempo às oportunidades de geração de receita, trazendo mais negócios para a empresa.

Se você precisa de uma consultoria de TI que atenda às necessidades da sua empresa, seja ela de qualquer porte, fale com a Control F5. Contamos com uma equipe altamente capacitada para diversos tipos de projetos em sistemas e software. Agende uma avaliação conosco.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!