Entenda como funciona o PIX

PIX

Conheça mais sobre o novo sistema de pagamentos e transferências do Banco Central

Está cada vez mais próxima a data de implementação do sistema PIX, que permitirá que pagamentos e transferências sejam efetuados em um prazo de 10 segundos. Mas, você sabe como funciona o PIX?

A previsão é de que o PIX entre em operação no dia 03 de novembro de 2020, e chegue ao estágio de pleno funcionamento no dia 16 de novembro. Bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão se adequar à tecnologia para que consigam atender aos prazos.

Além de realizar a efetivação transações financeiras em até dez segundos, o PIX funcionará 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Essa tecnologia promete revolucionar o mercado de transações financeiras no Brasil.

O objetivo da implementação do PIX é aumentar a eficiência e a competitividade dos pagamentos no varejo no Brasil, permitindo a inclusão de novos modelos de negócio no setor e de clientes desbancarizados.

Todo o processo de implantação do sistema está sendo efetuado pelo Banco Central e parcerias.

Que tipo de transações podem ser efetivadas com o PIX?

É esperado que os mais diversos tipos de transações financeiras possam ser facilitadas com a implementação do PIX.

Pagamento de contas e boletos, transferências entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais, entre estabelecimentos, recolhimento de impostos e de taxas de serviços como a emissão de passaportes, e outras, estão entre os serviços possibilitados pelo sistema PIX.

A efetivação de uma operação no novo sistema do Banco Central pode ser feita via QR Code, uso de chave de endereçamento (senha) ou tecnologias de aproximação.

De acordo com o BC,  foram recebidas 980 solicitações de adesão ao PIX. Deste total, 120 empresas pediram para serem participantes diretos, o que significa terem uma conta de pagamento dentro do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

As outras 860 seriam participantes indiretas, o que requer que uma das empresas com participação direta seja sua representante, bem como guarde seus recursos.

A lista de empresas solicitantes a participar do PIX, conta com bancos tradicionais como Banco do Brasil, Caixa, Bradesco Itaú e Santander.

Também estão na relação, os bancos digitais como Inter e Nubank. Carteiras digitais como PagSeguro, e outras, e redes de adquirência como Cielo e Rede também requerem sua participação no PIX.

O que muda e como o PIX funciona?

Atualmente, contamos com as seguintes modalidades para transferências de valores:

  • DOC (Documento de Ordem de Crédito): o valor é transferido para conta de destino no dia seguinte, mas pode levar mais de um dia útil caso a transferência seja feita após as 22h. O valor máximo da transferência é de R$ 4.999,99.
  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): o valor enviado para outra instituição será creditado na conta de destino até as 17 horas no mesmo dia. Não existe valor mínimo a ser transferido e podem ser enviados valores superiores a R$ 5 mil.

Ambas as formas funcionam apenas em dias úteis.

Com a chegada do PIX, as mudanças serão bastante significativas O sistema funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano. Além disso, as transações serão realizadas em tempo real.

Isso acontece porque as transações ocorrerão sem intermediação de terceiros. Os valores sairão de uma conta e irão diretamente para a conta de destino.

Continue seguindo o blog da Control F5 e aprenda tudo sobre novas tecnologias e sistemas.

 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!