Inteligência Artificial e sustentabilidade andam juntas?

Inteligência Artificial e sustentabilidade andam juntas?

Entenda como a IA pode ajudar até na diminuição do desperdício

A princípio, quando falamos em Inteligência Artificial, é difícil ver qualquer correlação entre ela e a sustentabilidade. Podemos simplesmente pensar em nossos aparelhos eletrônicos. Quando seu celular “morre” você sabe o que fazer com ele? E com a bateria? Temos consciência que simplesmente jogá-los no lixo não é correto. Ai, ou encontramos algum lugar para descarte, o que é bastante raro no Brasil, ou vamos empilhando eletrônicos velhos em casa.

E esta realidade vai muito além. Toda a cadeia econômica industrial atual é uma grande geradora de desperdício. Só no ano passado, a demanda global por recursos foi 1,7 vezes maior do que aquilo que nosso planeta poderia suportar no período de 1 ano. É o que relata, Kate Brandt, Sustainability Officer do Google. Em seu artigo recém publicado, Kate alerta que é urgente que ocorra uma mudança radical na forma dos ciclos produtivos que temos.

O grande vilão da cadeia industrial é o desperdício. E, por incrível que pareça, nas décadas anteriores aos anos 90, esse tipo de processo acontecia mais lentamente. Um aparelho de TV, por exemplo, poderia ficar, 10, até 20 anos em uma residência. E, quando surgia o desejo de comprar um televisor novo, existia a possibilidade de vender ou doar o aparelho antigo.

Como a Inteligência Artificial entra na nossa nova realidade

Nas últimas décadas, a demanda pela renovação tecnológica cada vez mais rápida, só fez com que o ciclo do desperdício se acelerasse ainda mais. Hoje, o aparelho de TV é interessante por um período bastante curto de tempo e depois, simplesmente vira lixo. Por essa e outras razões, Brandt, explica que para a redução do desperdício, apenas o modo de economia circular será viável. A economia circular é semelhante ao que ocorre na natureza: A árvore cresce graças ao sol, à chuva e aos nutrientes do solo. Após sua morte, a planta integra-se à terra, gerando mais energia para a renovação do ambiente.

E, onde a Inteligência Artificial entra em tudo isso? De acordo com dados de pesquisa do próprio Google, a IA já está apta a ajudar as empresas a compreenderem uma grande quantidade de dados complexos. A análise destas informações ajudará em questões como  redução de desperdício e sustentabilidade da cadeia de produção, principalmente nas indústrias de eletrônicos e alimentos. A Inteligência Artificial já aparece como aliada da sustentabilidade nas seguintes aplicações:

Novos materiais que duram mais: Essa lógica vai exatamente contra tudo o que já vimos na indústria. Se hoje enfrentamos a dura realidade da obsolescência programada, os projetos que envolvem IA no futuro, buscam a descoberta de materiais mais duráveis e menos poluentes. É o caso do projeto Accelerated Metallurgy, conduzido pela Agência Espacial Europeia. A Inteligência Artificial foi utilizada em diversas iniciativas do projeto como, por exemplo, para a produção de ligas metálicas em substituição a produtos menos duráveis.

Uma certa “volta ao passado” será tendência no futuro

Aumento do tempo de uso dos eletrônicos: É tempo de voltar às origens. Os eletrônicos devem ser utilizados por mais tempo, desde que sejam ampliadas as possibilidades de consertos,  refabricação e reciclagem. A Inteligência Artificial age neste processo, otimizando tarefas como triagem de materiais reciclados e produtos desmontados.

Negócios inovadores: A Inteligência Artificial e sustentabilidade podem impulsionar o surgimento de novos negócios pautados no reaproveitamento dos materiais já produzidos. Nos EUA, a empresa Stuffstr compra e revende produtos usados dos consumidores, incentivando as pessoas a não jogarem seus bens no lixo. A empresa conta com um algoritmo de IA que determina preços competitivos para o vendedor, permitindo também que a própria empresa tenha margens de lucro interessantes ao revender produtos de segunda mão.

Ficou inspirado com as novas iniciativas envolvendo Inteligência Artificial e sustentabilidade? Você também pode criar modelos de negócio inovadores e que tenham IA como base de seu diferencial. Boas ideias podem fazer você lucrar, ao mesmo tempo, proteger nosso planeta. E, não perca o próximo post do blog da Control F5 IT.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!