Internet das Coisas: o que é, afinal?

internet das coisas

Internet das Coisas: não mais apenas dos computadores, nem mesmo dos smartphones e tablets. Agora casas, carros, relógios e até roupas estão conectados à web. Quer conhecer mais sobre essa tendência e sua importância? Veja neste artigo alguns exemplos atuais da IoT.

O que é IoT?

A Internet das Coisas (IoT — Internet of Things, em inglês) é um termo que se refere aos objetos que não são dispositivos de computação tradicionais, mas estão conectados à Internet para enviar dados, receber instruções ou ambos.

Quais são alguns exemplos?

A IoT traz o poder da Internet, do processamento de dados e da análise para o mundo real dos objetos físicos. Para os consumidores, isso significa interagir com a rede global de informações sem a interferência de teclado e tela; muitos de seus objetos e aparelhos de uso diário podem receber instruções dessa rede com o mínimo de intervenção humana.

1. Itens domésticos

Casa conectada. Esse termo tem ganhado muita evidência. Aparelhos como Amazon Echo, fechaduras eletrônicas, além do controle de temperatura e luz pelo smartphone são alguns exemplos de Internet das Coisas.

2. Relatório de atividades

Registro automatizado e preciso de diversas informações: desde quilômetros percorridos captados por um smartwatch à frequência durante seu sono.

3. Auto-reparo

Dispositivos avançados conseguem perceber alguma falha ou desgaste em si mesmo e fazer as correções necessárias sem intervenção humana.

4. Vestíveis

Relógios, tênis, óculos, bonés, pulseiras e até lentes de contato inteligentes fazem parte do catálogo de produtos ligados à Internet das Coisas.

5. Cidades inteligentes

Muitos projetos de cidades inteligentes e conectadas têm surgido em todo o mundo. Um dos mais destacados é o de Barcelona, que conta com diversas ações a favor da mobilidade.

6. Carros conectados

Falando em mobilidade e transporte, os carros também têm cada vez mais recursos ligados à internet e também fazem parte da Internet das Coisas.

7. Equipamentos autônomos

Uma das funcionalidades mais avançadas nos veículos na IoT é a possibilidade de serem autônomos, isto é, transportam pessoas mesmo sem motoristas. Isso também tem sido aplicado ao setor agrícola, em veículos e equipamentos.

Como a Internet das Coisas pode ajudar sua empresa?

Qual dispositivo conectado à internet você pode usar para melhorar seu negócio? Quer saber como aplicar? Conte com uma consultoria completa em TI para sua empresa. A Control F5 TI está pronta para atendê-lo. Entre em contato.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!