Saiba tudo – Nota Fiscal Eletrônica 4.0 (NFe4.0)

NFe4

A partir de 02 de Agosto de 2018 o modelo antigo da nota fiscal eletrônica será desativado e, para que continuem emitindo suas notas ficais, será necessário atualizar seus sistemas para comportarem o novo modelo (NFe4.0). Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre essa grande mudança de versão.

Sobre a NF-e

A nota fiscal eletrônica tem como objetivo facilitar a fiscalização do governo em relação aos impostos. A NF-e passou a vigorar obrigatoriamente no Brasil desde 2007 e em 2017 chegou à versão 4.0 (NFe 4.0). A partir de Agosto de 2018, a versão anterior (3.10) será desativada, sendo necessário que todos atualizem seus sistemas.

As principais mudanças (Nfe4.0)

Muitas foram as mudanças no leiaute tanto para se adequar ao cenário atual do mercado quanto para coletar informações mais específicas que poderão auxiliar no rastreio e fiscalização de alguns grupos de produtos.

Protocolo TLS 1.2 ou superior

A adoção do protocolo TLS 1.2+ proporciona maior segurança em relação ao SSL que vinha sendo utilizado até a versão 3.10.

Campo indicador de presença

O campo recebe agora também uma quinta opção:  “Operação presencial, fora do estabelecimento”, que pode ser utilizado para indicar vendas ambulantes. Adição de modalidades no de transporte

O campo “Grupo X-informações do Transporte da NF-e” agora recebe “Transporte próprio por conta do remetente” e “Transporte próprio por conta do destinatário ”Campo Fundo de Combate à Pobreza (FCP)

Utilizado para operações internas e externas com substituição tributária. O layout deverá identificar qual o valor devido de acordo com percentual do ICMS relativo ao FCP, nas operações que não são atendidas pelos campos do Grupo de Tributação do ICMS para a UF de destino.

Criação do Grupo Rastreabilidade do Produto

Produtos sujeitos a regulações sanitárias como produtos odontológicos, remédios, produtos veterinários, bebidas, agrotóxicos e produtos que podem sofrer recall. Este grupo recebe lote e data de fabricação, implicando que agora as empresas deverão armazenar esses dados em seus controles de estoque.

Campo indicador de pagamento da NFe4

Este campo passa a integrar o grupo “Informações de Pagamento” e agora pode-se incluir informações como os valores de troco. Agora é preciso também informar a forma de pagamento: cartão (débito ou crédito), dinheiro, cheque ou vale-alimentação.

Outras alterações

    • Campo “Forma de Pagamento” passa a se chamar “Pagamento”
    • Adição de área para informar o código ANVISA no campo “Medicamento”
    • Criação do “Grupo Total da NF-e” para indicação do valor total do IPI

Avaliação

A nova versão da NF-e (NFe 4.0) é muito mais específica que seu modelo anterior, ou seja, passa a receber muito mais informações atendendo a demandas específicas e a mudança do cenário econômico no país.

É importantíssimo realizar a atualização de seus sistemas, uma vez que quem não o fizer estará impossibilitado de emitir notas fiscais a partir de julho de 2018, o que constitui falta gravíssima e a aplicação e multas.

Sua empresa já está atualizada e preparara para emitir as notas fiscais na versão nova? Entre em contato conosco, clicando aqui!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!