O que são métodos ágeis de desenvolvimento de software?

métodos ágeis

Métodos ágeis ou metodologia ágil é um termo usado para descrever abordagens de desenvolvimento de software que enfatizam a entrega incremental, a colaboração da equipe, o planejamento contínuo e o aprendizado contínuo, em vez de tentar entregar tudo de uma vez perto do fim.

Confira neste artigo mais sobre esse importante processo em desenvolvimento de softwares.

Veja também

Tipos de metodologias ágeis

Kanban e Scrum são só alguns dos mais populares métodos ágeis. Você vai mais sobre eles a seguir. Antes, veja uma lista de metodologias ágeis mais comuns utilizadas em desenvolvimento de softwares.

  • Kanban;
  • Scrum;
  • Lean;
  • Smart;
  • XP.

Kanban

Kanban é um meio visual simples de gerenciar projetos que enfatiza a visibilidade. Originalmente projetado como um método de programação, Kanban ajuda as equipes a executar a produção just-in-time, permitindo que todos vejam onde está o trabalho no projeto e o que está por vir.

Os projetos Kanban são gerenciados principalmente por meio de um Quadro Kanban. Este quadro ajuda a segmentar as tarefas do projeto em três colunas principais: “Fazer”, “Fazendo” e “Feito”.

Scrum

Scrum é semelhante ao Kanban de várias maneiras. Por exemplo, Scrum normalmente usa um quadro Scrum, que é semelhante a um quadro Kanban, e também agrupa tarefas em colunas com base no progresso.

Ao contrário do Kanban, o Scrum se concentra em quebrar um projeto em sprints e apenas planejar e gerenciar um sprint de cada vez. Scrum também tem funções de projeto exclusivas, incluindo um scrum master e um Product Owner.

Quem aplica as metodologias ágeis em desenvolvimento de software?

As melhores empresas de desenvolvimento de software trabalham baseadas nas principais metodologias ágeis. É o caso da Control F5 IT, que desenvolve aplicativos para diferentes tipos de empresas e acumula experiência em diversas necessidades de tecnologia. Conheça nosso portfólio e faça agora uma consultoria conosco. Entre em contato

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!