O que são os requisitos de software?

requisitos de software

Saiba mas sobre o levantamento e as técnicas dos requisitos de software

Se você busca um projeto de sistema para sua empresa, saber o que são e para que servem os chamados requisitos de software é fundamental.

Para começarmos a entender o processo, vale a pena citar a definição da palavra requisito. Segundo o dicionário Michaelis, um requisito é uma “condição ou exigência imprescindível a que se deve satisfazer para alcançar determinado fim”.

Assim, você pode enxergar com mais facilidade que quando é iniciado um projeto de desenvolvimento do software, temos que ter uma visão clara de “o que” deve ser desenvolvido.

Parece uma questão simples, mas definir exatamente o que precisa ser feito é fundamental para o sucesso do projeto, seja em termos de funcionalidades, ou termos de prazo e custos.

É nesta fase inicial que se encontra o processo de levantamento e análise dos requisitos de software.

Dada a sua importância dentro da engenharia de software, a também chamada “engenharia de requisitos” é tratada como uma área de conhecimento específica, contando com diversas publicações e normas que focam exclusivamente neste assunto.

O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), é a maior organização técnico-profissional do mundo, responsável pela produção de uma série de normas nas áreas de engenharia e ciência da computação.

O IEEE foi quem publicou, no ano de em 1998 a primeira edição da sua norma SRS-830 que trata das práticas recomendadas para especificação de requisitos de software.

Como o levantamento de requisitos é realizado?

Existe uma série de técnicas, procedimentos e regras que ajudam o analista de software a reunir todas as informações necessárias para a realização de uma boa especificação de requisitos.

Dentre as principais técnicas para o levantamento de requisitos temos:

Entrevistas

Esta é uma das principais técnicas utilizadas para o levantamento de requisitos de software.

Primeiramente, são selecionados usuários chave, que tenham uma visão abrangente dos processos que serão automatizados.

Um bom planejamento das entrevistas com estes usuários deve ser realizado para que o desperdício de tempo seja evitado.

Entenda que o objetivo das entrevistas é obter o maior número possível de informações relevantes sobre o que o software deverá de fato fazer.

Etnografia

Esta técnica consiste na imersão do analista no ambiente operacional, permitindo tanto a observação dos processos no dia a dia como o envolvimento do analista nos mesmos. A etnografia permite a identificação de requisitos que, nas entrevistas, possam ter passado despercebidos, dependendo da mecânica com que determinadas atividades são realizadas.

Questionários

Utilizados principalmente quando há a necessidade de envolvimento de um grande número de usuários que estão distantes geograficamente entre si, esta técnica é muito útil quando é preciso realizar o levantamento de requisitos em maior escala. Basicamente, essa técnica consiste na elaboração de um conjunto de perguntas que serão enviadas aos usuários.

Depois de preenchidos, esses questionários terão seus dados compilados. Este método requer um trabalho minucioso para a elaboração de questões que sejam abrangentes e, ao mesmo tempo, fáceis de serem compreendidas e respondidas.

Workshops

Consistem em reunir usuários chave de todos os departamentos envolvidos para, em conjunto, levantar os requisitos do software a ser elaborado.

Esta técnica é particularmente útil quando existe grande interdependência entre os diversos departamentos envolvidos.

O workshop permite que pontos em comum ou de conflito entre os departamentos sejam tratados de forma equilibrada.

Os requisitos coletados deverão ser registrados e avaliados para que sejam eliminados requisitos em duplicidade e, principalmente, os requisitos conflitantes.

Este processo também evita situações em que o atendimento a um determinado requisito implique na impossibilidade de se atender a outros requisitos mais importantes.

Um bom processo de levantamento e análise de requisitos de software é peça fundamental para redução dos riscos das demais fases do projeto, evitando retrabalho, atrasos e custos extras.

Se você planeja contratar uma empresa para desenvolvimento de software para o seu negócio, converse com a Control F5.

Nosso objetivo é criar software exatamente de acordo com suas necessidades, resolvendo os problemas da empresa, sem o desperdício de seus recursos financeiros. Agende uma avaliação.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!