O WhatsApp é seguro ou não?

O WhatsApp é seguro ou não?

O que podemos esperar do WhatsApp em termos de privacidade?

O WhatsApp, a plataforma de mensagens do Facebook, é um dos aplicativos mais populares do mundo. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas utilizem o aplicativo e enviem por dia mais de 65 bilhões de mensagens. Ultimamente, com tantas notícias sobre hackeamento de mensagens em aplicativos, a pergunta que se faz é. Afinal, o WhatsApp é seguro ou não?

Esta não é uma pergunta tão fácil assim de responder. Então, listamos alguns pontos a respeito da segurança e privacidade de suas mensagens no WhatsApp.

Backups não criptografados

As mensagens enviadas no WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que apenas seu dispositivo e o do destinatário podem decodificá-los.

O recurso impede que suas mensagens sejam interceptadas durante a transmissão, mesmo pelo próprio Facebook. No entanto, isso não as protege depois de serem descriptografadas no seu dispositivo.

O WhatsApp permite fazer backup de suas mensagens e mídias no Android e no iOS. Este é um recurso essencial, pois permite recuperar mensagens acidentalmente excluídas.

Existe um backup local no seu dispositivo, além de um backup em nuvem. O arquivo de backup armazenado no iCloud ou no Google Drive não é criptografado. Como esses arquivos contém versões descriptografadas de todas as suas mensagens, eles são teoricamente vulneráveis, invalidando a criptografia do WhatsApp.

Como você não tem tantas escolhas de locais de backup, fica à mercê dos provedores de nuvem para manter seus dados seguros. Embora nenhum hacker em grande escala tenha afetado o iCloud ou o Google Drive até o momento, isso não significa que não seja possível.

Compartilhamento de dados com o Facebook

Nos últimos anos, o Facebook tem sido alvo de muitas críticas. Uma delas é o monopólio do mercado. Quando o Facebook decidiu adicionar o WhatsApp à “Família Facebook”, a União Européia (UE) só aprovou o acordo depois que o Facebook garantiu que as duas empresas e seus dados seriam mantidos separados.

Não demorou muito para o Facebook modificar este acordo. Em 2016, o WhatsApp atualizou sua Política de Privacidade para permitir o compartilhamento de dados do WhatsApp para o Facebook.

Embora eles não tenham revelado toda a extensão dessa transferência de dados, sabemos que inclui números de telefone e dados de uso, como, por exemplo, a data e hora você usou o serviço pela última vez.

Após reações negativas a esta medida, o WhatsApp permitiu que os usuários optassem por não participar desse acordo de compartilhamento de dados. No entanto, nos anos seguintes, eles silenciosamente removeram essa opção.

De acordo com um relatório de janeiro de 2019, publicado no jornal americano New York Times, o Facebook está começando a criar uma infraestrutura unificada para todas as suas plataformas de mensagens. Isso incorporaria o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Assim,  cada serviço continuaria como um aplicativo independente, mas todas as mensagens seriam enviadas na mesma rede.

Boatos e fake news

Nos últimos anos, as empresas de mídia social tem sido criticadas por permitirem que notícias falsas e desinformação se difundam em suas plataformas. O Facebook, em particular, foi condenado por disseminar fake news durante a campanha presidencial dos EUA em 2016.

O WhatsApp também foi alvo do mesmo tipo de situação. Dois dos casos mais famosos, ocorreram na Índia e no Brasil.

Na Índia, o WhatsApp foi implicado na violência generalizada que ocorreu no país durante 2017 e 2018. Mensagens contendo informações sobre falsos raptos de crianças foram espalhadas pela plataforma, personalizadas com informações locais. O boato resultou no linchamento dos acusados ​​destes falsos crimes.

No Brasil, o WhatsApp também foi acusado por disseminar fake news durante as eleições de 2018.

Depois destes e outros problemas, o WhatsApp implementou algumas mudanças, como a imposição de limites ao encaminhamento de mensagens.

Afinal, o WhatsApp é seguro?

Podemos dizer que, no mínimo, o WhatsApp é uma plataforma confusa. Por um lado, a empresa realmente conseguiu implementar a criptografia de ponta a ponta em um dos aplicativos mais populares do mundo. Isto é uma vantagem real de segurança.

No entanto, o fato de a empresa pertencer ao Facebook faz com a plataforma esteja sujeita aos mesmos problemas de privacidade que afetam constantemente a principal marca de Mark Zuckerberg. Então, é complicado garantir que o WhatsApp é seguro.

Quer ficar sempre informado sobre o mundo da tecnologia? Siga o blog da Control F5.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!