Pacote de software x desenvolvimento personalizado

software

Entenda quais as diferenças e qual opção é melhor para sua empresa

Na hora de implantar tecnologia na sua empresa é comum ficar em dúvida se é melhor escolher entre um pacote de software x desenvolvimento personalizado.

Primeiramente, é importante entender as características de cada modelo tecnológico, para que você possa decidir o que mais indicado para o caso do seu negócio.

Pacote de software

O pacote de software, também chamado de packaged software, é uma compilação de opções de software que pode ser obtida pelo público em geral e vendido a custo fixo.

O pacote de software é desenvolvido por empresas e trazem programas que são agrupados para fornecer ferramentas diferentes no mesmo grupo.

Os pacotes não podem ser modificados ou alterados, mesmo que haja necessidade. A definição essencial de packaged software é que diversos programas são agrupados em um pacote e oferecidos a um público bastante abrangente.

O melhor exemplo de pacote de software é o Microsoft Office, que possui muitas ferramentas agrupadas, por exemplo, Word, Access, Excel, Note e Power Point.

Software personalizado

O software personalizado, ou custom software, é um programa específico, desenvolvido para uma meta ou objetivo em um departamento ou em uma empresa.

Seu custo é mais alto que o do pacote de software porque ele é feito para uma finalidade específica. Diferentemente do pacote, o software personalizado pode ser modificado ou alterado se necessário, porque eles são criados sob medida.

Um bom exemplo da necessidade de um software personalizado é quando a empresa que precisa de um sistema de gerenciamento para acompanhar o horário de trabalho de seus funcionários.

Vamos imaginar que essas horas de trabalho não são lineares. Então, uma ferramenta de tecnologia própria seria a solução ideal. Aí teríamos a necessidade de um desenvolvimento personalizado.

Como podemos comparar o pacote de software e o software personalizado

O quadro a seguir nos dá uma boa ideia das diferenças entre cada modelo. Confira:

 

Pacote de Software Desenvolvimento Personalizado
É uma compilação de programas para fornecer a um grande público ferramentas diferentes em um mesmo grupo. É um programa específico otimizado para uma meta em um departamento ou em toda a empresa.
O custo do pacote de software é mais baixo. Embora o custo do software personalizado seja mais alto que o do pacote, ele é feito para uma finalidade específica.

 

Suas medidas de sucesso são participação no mercado e lucratividade.

 

Suas medidas de sucesso são proporcionar satisfação e eficiência ao usuário.

 

Seu benchmark é ruim devido à capacidade limitada de tamanho.

 

Bom benchmark devido aos dados de referência disponíveis.

 

Está presente no mercado para todos os públicos. Não está disponível em larga escala, e é exclusivo para terceiros.

 

Não pode ser modificado.

 

Pode ser modificado ou alterado, se necessário.

 

 

Pontos chave para serem considerados na hora de escolher a solução tecnológica

Algumas outras características diferenciam o pacote de software do desenvolvimento personalizado:

Funcionalidade

Como mencionamos anteriormente, as soluções personalizadas apresentam uma grande variedade de funcionalidades, pois podem ser personalizadas para quase todas as tarefas. Basta listar as necessidades para que os desenvolvedores possam integrá-las ao produto que está sendo criado.

Nos pacotes de software você raramente pode solicitar a adição de módulos extras ou a remoção de desnecessários. Portanto, você deve estar pronto para usar a plataforma como ela é.

Implementação

Quando se trata de iniciar a aplicação ou conciliá-la com os produtos existentes, os personalizados ganham novamente. Graças à interação em tempo real com os desenvolvedores e feedback direto, você pode instalar novos aplicativos sem problemas, sem a perda de processos atuais ou dados principais.

Devido à alta escalabilidade, será mais fácil alterar as funções do software à medida que sua empresa cresce e se expande para novos mercados.

Pacotes de software são um pouco controversos quando se trata de integração. Por um lado, eles apresentam interfaces intuitivas com bastante simplicidade (especialmente se você solicitar uma solução SaaS).

No entanto, essas aplicações são muito menos adaptadas às necessidades particulares de cada empresas.

Suporte e Manutenção

Os desenvolvedores de programas personalizados sempre oferecem a opção de suporte ao longo da vida e atualização do produto.

A empresa não enfrentará bugs dispendiosos, falhas no sistema ou ferramentas obsoletas ineficientes sob novas condições. Com aplicativos sob medida, você sempre terá contato com uma equipe de suporte dedicada.

Os sistemas prontos para uso também vêm com opções de manutenção e suporte. Ainda assim, é possível que os desenvolvedores esqueçam atualizações regulares ou não consigam corrigir algo. Sem contar que todas as atualizações adicionais têm um preço extra.

Se você precisa de uma solução de desenvolvimento de software personalizado, converse com a Control F5. Trazemos soluções sob medida para a necessidade da sua empresa, considerando a sua disponibilidade de recursos. Agende uma reunião.

 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!