Perspectivas do Mercado de TI para 2018

mercadoti_blog_controlf5

O impressionante crescimento em todos os trimestres do setor de tecnologia da informação, de acordo com a pesquisa da Advance Consulting empolga os profissionais da área e projeta muito otimismo para 2018. Confira neste post alguns dados importantes sobre este crescimento e as perspectivas do mercado de TI.

Em comparação ao primeiro trimestre de 2016, o mesmo período em 2017 apresentou um volume 7.7% maior. Enquanto os outros setores ainda seguiam estagnados na esperança do termino da crise, desde abril verificou-se que as empresas de TI se empenhavam para aumentar as vendas de seus produtos e serviços. Isso aumentou as perspectivas do mercado de TI e gerou em um crescimento de 6,3% no segundo trimestre se comparado ao mesmo período do ano anterior.

No terceiro trimestre o crescimento foi de impressionantes 9,1% e para encerrar o belíssimo ano para o setor de TI o último trimestre apresentou um belíssimo crescimento de 8%. Um ponto importantíssimo a se destacar é que as empresas que optaram por realizar uma análise de mercado prévia para identificar as oportunidades foram as que sinalizaram um maior crescimento.

O terceiro trimestre ainda apresentou um menor índice de refração do faturamento, com cerca de 35% das empresas crescendo mais que 15%, e com as contratações com um número percentual maior que as demissões.

As perspectivas do mercado de TI para 2018

Em 2018 o esperado é um novo crescimento do setor, estimado pelo Gartner na casa dos 4% ao longo do ano. Para traduzir em números, espera-se que os gastos totais das empresas com TI no mundo todo ultrapassem US$ 3,7 trilhões em relação aos US$ 3,5 movimentados em 2017. O groso desses números devem vir da indústria de software – que cresceu cerca de 8,5% em 2017 e com projeção de crescimento para 2018 na casa dos 9,4% – e serviços de TI – que cresceu 4% em 2017 com estimativa de 5,3% para o ano de 2018.

Inteligência artificial

Esta é uma das principais áreas com crescimento estimado para 2018. Sistemas com capacidade de aprendizado, adaptação e tomada de decisões tendem a ser cada vez mais necessário no atual mundo competitivo.

Internet das coisas

A internet das coisas – ou IOT (internet of things) – cresceu bastante em 2017 e segue em voga em 2018. Estima-se que até 2022 a maior parte dos dispositivos IoT já estejam automatizados.

Computação em Nuvem

Segundo relatório publicado pelo IDC, estima-se um crescimento de mais de 40% nos investimentos destinados à computação distribuída/computação em nuvem na América Latina. O Brasil desempenha um papel importantíssimo neste crescimento.

É cada vez mais comum a convergência das tecnologias. A própria computação distribuída está cada vez mais utilizada para abrigar sistemas de inteligência artificial e processamento de grandes massas de dados (Bigdata)

O ano de 2018 será muito importante em toda sua extensão para as boas perspectivas do mercado de TI. Para as empresas num cenário de crise o aumento da vantagem competitiva em relação aos concorrentes através do uso da inteligência e otimização de processos é cada vez mais necessária e deve ser tratada muito seriamente pelas empresas que buscam conseguir um lugar ao sol.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!