Por que compliance em TI é importante?

compliance em TI

Entenda porque a segurança e compliance em TI são fundamentais

As implicações legais são parte essencial do sucesso de um trabalho de TI. Softwares e sistemas tecnológicos devem manter a conformidade com as leis e práticas vigentes em um país. Sendo assim, é fundamental compreender porque a compliance em TI é importante.

Compliance significa ajustar as ações dos gestores de Tecnologia da Informação a todas as instruções normativas, decretos, regulamentos e leis vigentes em um país ou região.

Para alguns profissionais de TI, os conceitos de segurança e compliance são um pouco confusos. Afinal, como é possível criar programas de segurança abrangentes e, ao mesmo tempo, atender às obrigações de compliance?

Qual a diferença entre segurança e compliance em TI?

Para esclarecer melhor, a segurança em TI refere-se à prática de zelar pela proteção, confidencialidade, integridade e disponibilidade de ativos digitais de uma empresa.

Um programa de segurança eficaz é aquele que possui uma visão holística das necessidades da organização e implementa os controles físicos, técnicos e administrativos adequados para atender a esses objetivos.

Os sistemas de segurança seguem as práticas recomendadas do setor para repelir invasores que tentam prejudicar a empresa, ou para reduzir a quantidade de danos causados ​​quando um ataque é bem-sucedido.

No passado, os programas de segurança adotavam uma abordagem puramente técnica e dependiam muito de sistemas e ferramentas para proteger as redes. Dispositivos como firewalls e filtros de conteúdo, juntamente com conceitos como segmentação de rede e acesso restrito, eram as principais ferramentas disponíveis ao profissional de segurança em TI.

Embora essas proteções ainda sejam necessárias, a segurança em TI de hoje emprega estratégias muito mais sofisticadas do que os antigos controles técnicos.

Ameaças como engenharia social, execução remota de código e backdoors criados por fornecedores, exigem que o profissional de segurança seja muito mais diligente e proativo em sua abordagem.

Assim, podemos dizer que a segurança de TI refere-se ao emprego de certas medidas para ter a melhor proteção possível para os ativos digitais de uma organização.

Embora a compliance seja semelhante à segurança no sentido de que ambos protegem os ativos digitais das empresas, a razão de ser da compliance é diferente: ela é centrada em torno dos requisitos de terceiros, como um governo, estrutura de segurança, ou os termos contratuais do cliente.

Em suma, a compliance em TI é o processo de atender aos requisitos de terceiros para segurança digital com o objetivo de permitir operações de negócios em um determinado mercado ou com um determinado cliente.

Quais as leis que o compliance em TI deve acompanhar?

O Direito Digital é responsável por ajudar as empresas na adoção de soluções de TI em conformidade com todas as exigências legais, como por exemplo: uso de novas tecnologias, ferramentas para evitar fraudes, políticas e segurança de dados.

As empresas que atuam no Brasil devem considerar as diversas leis voltadas ao compliance na área de TI como: Marco Civil da Internet, Provas Eletrônicas, Lei de Home Office e Teletrabalho, Lei de Software, Lei Anticorrupção, Lei de Direitos Autorais e agora a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Se você precisa de uma consultoria em TI que atua seguindo as regras de compliance brasileiras, converse com a Control F5 Tecnologia. Nossos especialistas são capacitados a desenvolver soluções em conformidade com todas as leis e normas vigentes no país. Agende uma reunião conosco.

 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!