Por que investir em Cloud Computing?

Por que investir em Cloud Computing?

Conheça 7 razões para investir em sistemas em nuvem

Você está e dúvidas se deve investir em cloud computing? Antes de tudo, vale esclarecer que cloud computing é o mesmo que computação em nuvem, ou seja um sistema de uso de serviços de computador através da Internet.

Em geral, empresas gastam grandes quantias de dinheiro desenvolvendo e implementando software para melhorar suas operações. A cloud computing permite que estes softwares sejam acessados na Internet como um serviço. 

A computação em nuvem também é uma maneira segura de armazenar e compartilhar dados.

Sua equipe pode acessar o sistema a qualquer momento e local para concluir suas tarefas. Os serviços de computação em nuvem se enquadram em três categorias principais: Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Software como Serviço (SaaS)

Em cada tipo de categorias podem ser adotados serviços diferentes, dependendo das necessidades da sua empresa. 

Então, conheça algumas razões que podem fazer você optar pela cloud computing.

Menores custos

Estabelecer e executar um data center é caro. Você precisa adquirir equipamentos e contratar técnicos para instalar e gerenciar o centro. 

Quando você adota a computação em nuvem, paga apenas pelos serviços adquiridos. 

Os provedores cobram serviços de cloud computing com base nos recursos, armazenamento, número de usuários, tempo e espaço de memória, entre outros fatores. Portanto, você pode escolher um pacote que atenda ao seu orçamento e economizar mais.

Mais flexibilidade 

Um dos principais benefícios da computação em nuvem é a mobilidade. O serviço oferece aos seus funcionários a flexibilidade de trabalhar em qualquer local. 

A empresa também pode reduzir o número de estações de trabalho no escritório e permitir que alguns funcionários trabalhem em home office, reduzindo ainda mais os custos. 

A computação em nuvem permite monitorar as operações de maneira bastante eficaz. Você só precisa de boa conexão à Internet para obter atualizações em tempo real de todas as operações. 

Maior escalabilidade 

A maneira tradicional de lidar com um crescimento inesperado da empresa, seria comprar e manter servidores, armazenamento e licenças adicionais. 

Mas, escalar os serviços de cloud computing é bem mais fácil. Você pode obter espaço ou recursos adicionais de armazenamento sempre que precisar. Seu provedor simplesmente atualizará seu pacote em minutos. 

Sem planos de backup

Os sistemas de computação tradicional exigem planos de backup, especialmente para armazenamento de dados. Um desastre pode levar à perda permanente de informações.

As empresas não precisam disso ao armazenar dados em uma nuvem. Eles estarão sempre disponíveis.

Maior segurança de dados

Se servidores físicos forem roubados, uma violação de segurança do centro de dados físico pode ser bem grave. 

Já com dados na nuvem, você pode excluir remotamente qualquer informação confidencial ou movê-la para uma conta diferente. 

Ampla variedade de opções 

Já mencionamos os principais grupos de serviços de computação em nuvem — 

SaaS, PaaS e IaaS. Cada um deles possui muitas subcategorias que variam entre os provedores. Por exemplo, se você estiver procurando por software, terá centenas de opções de diferentes fornecedores. 

Você pode escolher os prestadores de serviços com os melhores recursos e taxas para o serviço que sua empresa precisa. 

Melhor desempenho do time

A computação em nuvem está entre as maneiras mais eficazes de melhorar o desempenho da equipe da empresa. 

Os funcionários podem compartilhar dados, trazendo maior facilidade para concluir projetos, mesmo em locais diferentes. 

Além disso, a cloud computing elimina tarefas redundantes ou repetitivas, como reinserção de dados e outras. Você pode melhorar o nível de eficiência e aumentar a produtividade.

Investir em cloud computing vale a pena para empresas de todos os portes. Se você precisa de profissionais para avaliar o caso da sua empresa, agende uma avaliação com a Control F5. Temos soluções em software para as mais diversas necessidades.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!