Por que o comerciante deve ter um aplicativo?

Aplicativo

Entenda por que desenvolver um app é tão importante para o varejo

Parece que todas as empresas, hoje em dia, possuem algum tipo de aplicativo. Isso é realmente importante? A resposta é sim! Se você é um varejista, proprietário de um comércio de qualquer categoria de produto, tem alguns bons motivos para considerar desenvolver um app para dispositivos móveis.

Entre as principais vantagens dos aplicativos, está o fortalecimento de seu relacionamento com os clientes. Sem dúvidas, um aplicativo bem desenvolvido também aumenta suas vendas, tornando seu negócio mais relevante no mercado.

Muitas empresas de médio ou até mesmo pequeno porte já têm um aplicativo ou estão prestes a lançar um. Elas entendem a necessidade de adotar novas tecnologias o mais cedo possível, para permanecerem vivas em um espaço de varejo, que muda rapidamente. Confira a seguir por que é importante que o comércio tenha um aplicativo:

O site não é mais suficiente

Nos últimos anos, vimos que no varejo os aplicativos móveis são melhores em envolver os clientes e gerar receitas, quando comparados aos sites. Os consumidores preferem os apps devido à experiência aprimorada do usuário, maior velocidade, recursos superiores e acesso à ofertas baseadas em inteligência.

Aumentar as conversões

Hoje, a interação por meio de smartphones e tablets é fundamental para nosso estilo de vida. Estamos o tempo todo com estes dispositivos, que nos oferecem quase tudo o que queremos, a qualquer hora e lugar.

De acordo com a pesquisa “Consumo online no Brasil”, o smartphone foi o dispositivo utilizado por 87% das pessoas para compras pela internet em 2021, um acréscimo de 20% em relação ao ano de 2019. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Gerar fidelidade à marca

Os aplicativos não servem apenas para atingir determinados objetivos de vendas, mas também para criar fidelidade à marca. Uma empresas pode sim ter um app apenas para essa finalidade.

Os apps são ferramentas poderosas para oferecer recompensas aos clientes. O cupom é um tipo de programa de fidelidade tradicional que pode ser replicado ou aprimorado por meio de um aplicativo. Eles podem ser acionados automaticamente para clientes que não compram há algum tempo ou para aqueles que fazem indicações, por exemplo.

É possível também gerenciar cupons de maneiras muito mais sofisticadas. Eles podem “aprender” quais tipos de ofertas funcionam melhor para determinados públicos. São capazes de direcionar promoções para grupos específicos no momento certo, maximizando o valor para o cliente.

Melhorar a experiência na loja física

Os consumidores estão se tornando cada vez mais omnichannel. Muitos clientes hoje usam aplicativos ao comprar também em lojas físicas.

Um recurso muito útil para uma melhor experiência do usuário, é a capacidade de pedir e pagar por mercadorias a partir do aplicativo e depois pegá-las na loja, sem perder tempo nas filas do caixa.

Outros clientes querem saber o máximo possível sobre um produto antes de comprá-lo. Eles geralmente acessam os apps para procurar, dados, benefícios, avaliações, etc.

Ao adicionar um QR code ao aplicativo ou nas prateleiras, é possível oferecer aos clientes a opção de acessar todos os dados, facilitando as decisões de compra.

Os aplicativos móveis representam uma grande oportunidade para os varejistas atuarem no mercado de uma maneira omnichannel, melhorando suas vendas e o reconhecimento da empresa.

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