Quais são os benefícios de usar um CMS?

benefícios de usar um CMS

Entenda a importância do uso de um gerenciador de conteúdo (CMS)

Os gerenciadores de conteúdo, conhecidos também como CMS,  são aplicativos utilizados em sites para organizar e exibir as informações. Saiba que os benefícios de usar um CMS são vários.

CMS é a sigla de Content Management System. Em português podemos traduzir como, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Os mais famosos aplicativos CMS existentes são o WordPress e o Joomla. Ambos possuem o mesmo propósito, mas possuem interfaces distintas.

Conheça algumas vantagens de usar um CMS

Praticidade

Uma das grandes vantagens dos gerenciadores de conteúdo é sua praticidade. Antigamente para criar um site na Internet era preciso desenvolver o código HTML e fazer o upload para o servidor. Com o CMS toda a instalação é feita pela interface gráfica, sendo necessário poucas configurações para que esteja pronto e funcionando!

Flexibilidade

Agora é possível que apenas seja instalado apenas o essencial para o site da empresa. Precisa de um calendário? Um blog? Ou quer apenas criar páginas? Os gerenciadores de conteúdo permitem com que você faça qualquer uma destas coisas e escolha as funcionalidades que deseja ou não utilizar.

Customização

A aparência e apresentação ficou mais fácil, os layouts dos gerenciadores de conteúdo são conhecidos como temas. Existem inúmeros disponíveis, tanto gratuitos como pagos. Mas além disso é possível também desenvolver e customizar seu próprio tema, a partir do zero ou modificando o código CSS de temas existentes. Desta forma seu site ganha um design exclusivo!

Atualização de conteúdo

Hoje em dia ficou mais fácil atualizar o conteúdo do site, por meio dos CMS. Tudo é feito por meio de interfaces gráficas com editores de texto, sem que os colaboradores precisam saber sobre HTML. Isso facilita também a colaboração e publicações categorizadas de acordo com cada autor ou usuário do sistema.

Níveis de controle

Os aplicativos também possuem diferentes padrões de usuários. O administrador do site detém todo o controle do sistema. Mas é possível também atribuir funções de médio impacto de acordo com o perfil de editor ou também designar autores que podem alterar apenas parte de seu conteúdo. Desta forma, você controla não apenas o conteúdo mas também quem tem acesso às informações.

Menores custos de desenvolvimento

Esses aplicativos de gerenciamento de conteúdo já são prontos, tendo sua base e estrutura toda montada. Muitos deles são inclusive gratuitos, sendo necessário apenas adquirir um serviço de hospedagem.

Isso reduz drasticamente os custos de desenvolvimento e manutenção. Só é necessário contratar um programador ou webdesigner, caso queira modificar o código fonte do CMS, sendo que muitas destas alterações podem ser feitas diretamente pela interface de administração do aplicativo.

Padronização

Todo CMS já vem padronizado de acordo com as referências de navegabilidade estipuladas pelo W3C, o Consórcio da Internet que determina os padrões a serem utilizados pelas páginas da web. Desta forma, os sites que utilizam um CMS funcionam em todos os navegadores e dispositivos móveis. 

Por seguirem o modelo pré determinado, sites que utilizam CMS são mais facilmente encontrados nos resultados de buscas. Muitos deles inclusive possuem ferramentas de otimização de buscas, conhecidas como SEO.

Em geral, os gerenciadores de conteúdo minimizam os gastos da empresa em desenvolvimento e programação de recursos para gestão de conteúdos, formulários, banco de dados, autenticação de usuários administrativos, permissões de acesso aos recursos.

Um CMS também pode descentralizar a responsabilidade sobre a atualização de conteúdos em um website, permitindo que pessoas sem conhecimento técnico especializado em programação para Internet possam modificar páginas do site.

Também é possível acompanhar estatisticamente o acesso aos conteúdos, permitindo obter informações sobre o público-alvo de um website, seus interesses e suas necessidades; permitir a atuação de forma preditiva ao apresentar conteúdos de interesse do cliente enquanto em sua experiência de navegação.

Desta forma, o usuário não precisará projetar características básicas para o site, como login de usuários, criação, edição e publicação de conteúdo, publicação de “banners” de propaganda, pois esses recursos já estão pré-programados e prontos para serem utilizados

Funcionalidades extras, tais como mecanismos de busca, calendários, webmail, e outros componentes podem ser construídos no próprio ambiente, ou disponibilizados por terceiros como plug-ins.

Enfim, são inúmeros os benefícios de usar um CMS para os mais diversos perfis de empresas.

Se você precisa de mais ajuda para operar um CMS, converse com a Control F5 Tecnologia e entenda porque um gerenciador de conteúdo pode beneficiar os negócios da sua empresa.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!