Site mobile: entenda a importância de adotar um para seu negócio

Site mobile: entenda a importância de adotar um para seu negócio

A grande maioria das pessoas passam mais tempo navegando em um site mobile por meio do seu smartphone, do que no formato desktop convencional.

Isso porque, a tecnologia está presente na rotina de todos. Os dispositivos móveis se tornaram ferramentas de fácil acesso à internet, integrando de maneira abrangente todas as pessoas que desejam acessar sites e redes sociais variadas em qualquer momento do dia.

Com um aparelho na mão, uma pessoa consegue facilmente encontrar uma oficina mecânica completa com poucos cliques, encontrando o estabelecimento mais próximo da sua localização atual.

É justamente por isso que muitas empresas percebem o valor de investir na criação de um site próprio, que faça com que o cliente encontre o seu negócio de maneira rápida e descomplicada.

Mas é preciso atentar-se para um ponto fundamental: o desenvolvimento de um site precisa considerar que grande parte das pesquisas realizadas na internet hoje, ocorrem em dispositivos móveis, como os smartphones e tablets.

Por isso, é fundamental que o site possua o formato apropriado, ou seja, ele deve ser um site mobile, que foi programado para ser exibido adequadamente quando for acessado por meio dos dispositivos móveis.

Como funciona um site mobile?

O formato convencional de um site pode ser acessado por meio de computadores normalmente, mas ao ser acessado em um smartphone, por exemplo, ele não será exibido completamente, o que dificulta a navegação do usuário que está utilizando um dispositivo móvel.
Se um site não possui o formato mobile, ele apresenta alguns problemas, como:

● Incompatibilidade com o sistema operacional do celular;
● Carregamento lento e incompleto;
● Imagens sobrepostas;
● Letras pequenas, que dificultam a leitura.

Certamente você já tentou acessar um site pelo celular e notou que o conteúdo dele estava incompleto, sobreposto ou incompreensível. Isso ocorre porque aquela página não foi desenvolvida para ser devidamente acessada por meio de um dispositivo móvel. E é por isso que um site mobile possui um formato ideal para ser exibido de maneira integral na tela de um celular.

Sendo assim, se um determinado cliente está buscando informações sobre limpeza de estofados automotivos, e clica em uma página mobile, ele conseguirá visualizar as referências que precisa para tirar suas dúvidas.

Isso porque, todo o conteúdo se adapta na tela, mostrando letras de tamanho adequado para serem exibidas em um tamanho confortável para leitura, as imagens carregam mais rapidamente e os botões de ação do site respondem de maneira rápida ao clique que foi dado.

Desse modo, quando um estabelecimento especializado em funilaria de carros cria um site mobile, ele permite que seus clientes visualizem perfeitamente as fotos dos seus serviços, podendo captar a qualidade do trabalho oferecido no local.

O formato mobile influencia no posicionamento de uma página na internet?

A busca por um determinado conteúdo faz com que um usuário encontre o seu site e possa virar um cliente do seu negócio.

Existem ferramentas de marketing digital que auxiliam no posicionamento de uma página, chamadas de SEO (Search Engine Optimization). Essas técnicas podem ser utilizadas tanto para a produção de postagens mais interessantes quanto para melhorar a visibilidade dentro dos principais buscadores na internet.

Assim, dentre as principais estratégias de SEO, podemos observar a escolha de palavras-chave, disponibilização de conteúdos bem escritos e com informações relevantes, títulos atrativos, Link Building (que insere links no decorrer do conteúdo para que o cliente possa acessar páginas com elementos relacionados ao tema), um carregamento rápido do site e, principalmente, um site mobile ou responsivo.

Por isso, se você decide postar um determinado conteúdo no seu site que fale sobre manutenção de motores a diesel, por exemplo, você pode utilizar as técnicas de SEO para tornar a sua página mais relevante.

Como os grandes buscadores da internet possuem parâmetros de análise de uma página, é preciso que o seu site esteja em conformidade com essas exigências para que ele possua um bom posicionamento.

E como um desses parâmetros exige que o site seja mobile ou responsivo para que o usuário o acesse integralmente, é preciso que essa característica esteja presente.

Existe diferença entre o site mobile e o responsivo?

Apesar de os dois termos corresponderem ao desempenho de uma página dentro de um dispositivo móvel, eles possuem diferenças estruturais. O site mobile é aquele desenvolvido especialmente para navegação em smartphones e tablets.

Já o formato responsivo é uma adaptação de uma página convencional. Assim, o site se adapta para ser exibido nos dispositivos móveis.

O site mobile, justamente por ter sua estrutura pensada para uma interação totalmente apropriada para celulares e outros dispositivos, possui imagens e o tamanho da fonte ideais para serem exibidos na tela do aparelho, e por isso é considerado de grande importância para qualquer empresa, em especial a que disponibiliza uma plataforma online de compras.

O tempo de permanência em um site tem ligação com seu formato mobile?

Se uma pessoa realiza uma busca na internet e encontra o seu site, que disponibiliza um formato mobile para acesso por dispositivos móveis, certamente o leitor passará mais tempo dentro da sua página. Isso vai significar que, além de um conteúdo com assunto relevante e informativo, a sua página oferece uma navegação apropriada para o acesso mobile.

Em páginas que não ofereçam esse formato, o tempo de permanência de um leitor é baixíssimo, chegando ao ponto de que o usuário clica, não consegue utilizar as funcionalidades da página e sai dela rapidamente, sem absorver o material oferecido. Isso faz com que uma página perca a sua relevância na internet.

Mas, ao contrário disso, quando um site mobile fornece informações e conteúdos sobre vários assuntos, como o de vistoria de identificação veicular, de maneira organizada e com uma navegação simples e atrativa, ele permanecerá entre as páginas de maior importância na internet.

Sites de venda conseguem maiores resultados com o formato mobile?

Se o formato mobile já faz grande diferença entre os blogs, certamente ele fará muito mais sentido em lojas virtuais. Isso porque uma pessoa pode precisar realizar uma compra rapidamente, e com a facilidade oferecida pelas lojas virtuais ele acaba optando por finalizar um pedido utilizando o seu smartphone. Um exemplo disso pode ser o de um cliente que deseja realizar a troca dos pneus do seu veículo e encontra na internet uma boa promoção, ao navegar por meio do seu celular.

Certamente, para não perder a oportunidade, ele irá efetuar a compra pelo aparelho, aproveitando ainda a facilidade oferecida para realizar a montagem de pneus novos diretamente na loja.

Mas, se o site não apresentar um layout adequado para a tela do seu smartphone, ele não conseguirá efetuar a compra, e sairá do site descontente. Assim como a própria loja terá perdido uma boa venda.
Por isso, o formato mobile é fundamental para todos os sites, mas principalmente para aqueles que realizam vendas online.

A experiência do usuário é beneficiada dentro de um site mobile?

Uma das maiores vantagens de se utilizar o formato mobile é justamente a experiência do usuário, que será muito mais fácil e funcional. Isso porque, esse formato permite um carregamento de página muito mais rápido. Assim, se uma empresa disponibiliza fotos dos serviços que ela executa, tal como uma inspeção de carros, as imagens possuem o dimensionamento mais adequado para que sejam exibidas adequadamente e com uma boa qualidade, mostrando ao cliente todos os detalhes necessários.

Além disso, o site mobile oferece uma interação mais dinâmica, exibindo em sua estrutura ferramentas que proporcionam uma navegação simples e descomplicada. Sendo assim, dentro do site mobile de uma empresa de blindagem de carros, o usuário pode encontrar facilmente a seção de contato, assim como a de vídeos demonstrativos do serviço, ou a parte institucional do negócio.

Por isso, um site mobile pode ser de grande importância para as empresas, principalmente porque ele fornece um design apropriado para o acesso móvel, que é realizado por cada vez mais pessoas, em qualquer período do dia.

E justamente porque a tecnologia permite que cada vez mais pessoas acessem a internet utilizando os seus dispositivos independentemente do local que estejam, as empresas precisam encontrar uma maneira de estar disponível para o seu público-alvo, oferecendo soluções práticas e dinâmicas para seus clientes, tal como é o caso de um site mobile.

Além disso, a empresa que se preocupa em proporcionar uma boa experiência dentro da sua página na internet para os usuários certamente atingirá melhores resultados, aumentando o seu número de visitas e de vendas, de modo a ganhar grande destaque no seu segmento de atuação.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!