Tecnologia 5G: uma realidade próxima

Tecnologia 5g - uma realidade próxima

Entenda como  vai funcionar a tecnologia sucessora do 4G

O presidente Donald Trump tuitou recentemente que gostaria de ver a tecnologia 5G e até a 6G nos EUA o mais breve possível. Embora o 6G seja uma invenção dele, o 5G já é realidade. Mas, você sabe o que é a chamada tecnologia 5G? Então, confira nosso post.

 

De plataformas de mídia social como Instagram ou Snapchat até aplicativos de transporte como o Uber, muitas empresas se beneficiaram enormemente da conectividade e velocidade oferecidas pelos atuais sistemas 4G. Embora essa quarta geração da tecnologia wireless tenha revolucionado muitos mercados, ela possui limitações. Durante a próxima década, o crescimento de todo o tipo de dispositivo conectado, a chamada IoT (Internet of Things) exigirá que as redes transmitam quantidades de dados ainda maiores, praticamente em tempo real.

A próxima geração de tecnologia, batizada como 5G, permitirá exatamente isso. A implantação inicial do 5G já começou no final de 2018, quando a empresa norte-americana AT&T lançou redes sem fio 5G em 12 cidades dos EUA. Porém, a chegada total da tecnologia pode levar em torno de uma década por lá. Empresas presentes nos Estados Unidos como Nokia, Qualcomm, Ericsson, Broadcom e Verizon já discutem as implicações do 5G, bem como planos de implantação de tecnologia e serviços. 

O 5G trará velocidades comparáveis ​​às fornecidas por cabos de fibra ótica. Os primeiros testes da tecnologia mostram velocidades reais de 700 – 3025 Mbps (3.025 Gbps), Por exemplo, se o download de um filme leva alguns minutos com 4G, levará apenas poucos segundos com 5G.

Como a tecnologia 5G vai impactar o mundo?

Enquanto os smartphones e outros dispositivos móveis obviamente serão beneficiados com o uso do 5G, existem muitas outras aplicações para a nova tecnologia. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, crescerá muito através da velocidade e da largura de banda fornecidas pelo 5G. A consultoria Gartner estima que mais de 20,4 bilhões unidades de IoT sejam instaladas até 2020. Os investimentos relacionados à IoT atingirão aproximadamente 3 trilhões de dólares.

Veículos autônomos, cirurgia robótica e monitoramento de infraestruturas críticas são apenas algumas das possíveis aplicações da IoT, habilitada para 5G. O salto quântico da conectividade no 5G cria uma tremenda oportunidade para diversas indústrias. Por outro lado, a tecnologia deve forçar uma mudança drástica em alguns setores. Indústrias como a da saúde, manufatura e automobilística serão fortemente impactadas. Quando o  5G se difundir, o efeito sobre estes setores será transformador por 3 razões:

  • Os dispositivos 5G têm menor latência, permitindo uma transmissão mais rápida de fluxos de dados maiores;
  • São mais confiáveis, trazendo uma transmissão de dados superior em condições extremas;
  • O 5G é mais flexível do que o Wi-Fi e pode suportar uma gama mais ampla de dispositivos, sensores e wearables.

E como ficam os smartphones?

Os fabricantes de celulares também terão um papel muito importante na viabilização do 5G. Para a tecnologia se popularizar, é necessária uma cobertura de rede razoável, além da fabricação de aparelhos compatíveis. É provável também que a nova tecnologia afete o design dos smartphones. Alguns protótipos já existem, mas pode levar um bom tempo até que os fabricantes possam integrar novas antenas 5G nos celulares.

Embora a popularização do 5G seja prevista para um período de 10 anos, o lançamento das primeiras aplicações da tecnologia será feito nos EUA já em 2020. Quanto ao 6G do Donald Trump? Este ainda é um sonho. Porém, igualmente possível. Veja mais posts interessantes aqui no Blog da Control F5. E, continue nos seguindo. Aqui você encontra as informações mais atuais, na velocidade da luz!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!